• Época Negócios Online
Atualizado em
maratona, corrida, esporte, exercícios (Foto: Thinkstock)

(Foto: Thinkstock)

Os benefícios de correr são bem documentados. Pesquisas afirmam que, entre todas as atividades físicas, correr é a mais saudável. Além da saúde física, correr regularmente traz também benefícios para a saúde mental.

Matt Mills reconhece isso. O norte-americano é coach e usa a corrida como um dos pilares de sua metodologia. Mas uma simples corrida, para ele, não é o suficiente: é preciso ir além.

“Incluir uma corrida em sua rotina diária ou semanal vai fazer você se sentir mais calmo, lúcido e com mais energia no seu trabalho,” escreveu Mills em post na Forbes. “Mas se você quiser descobrir como correr pode potencializar sua carreira ao máximo, não há maneira melhor do que se desafiar a correr uma maratona.”

Segundo uma pesquisa citada por Mills, mais de um milhão de pessoas participaram da modalidade em 2018. A maratona, oficialmente, tem percurso de 42,145 km de distância.

Mills afirma que aprendeu três lições valiosas correndo maratonas. Confira:

Reconheça seus limites
Um ponto importante da maratona é saber se controlar: mesmo que você esteja em forma e preparado para correr, às vezes não é possível completar os 42 km da prova dando o máximo de si. Correr uma maratona implica em correr de forma inteligente, sabendo o quanto você aguenta para ir até a linha de chegada. Tentar ir mais rápido pode te dar uma vantagem no começo, mas também pode te cansar e acabar com suas chances de completar a prova.

Na vida profissional, acontece o mesmo. Segundo Mills, muitas vezes uma tentativa de crescer na carreira faz com que você assuma um excesso de responsabilidades. Assim, acaba sacrificando sua vida pessoal ou se forçando a continuar em um emprego que te deixa infeliz.

A maratona ensina que todo quilômetro percorrido vale a mesma coisa: é preciso se preservar para garantir que você não fique exausto antes do final.

Planejamento é necessário
A maratona já vem com um objetivo: correr 42 km. Antes de correr tudo isso, é preciso se preparar com provas mais curtas e focar em alcançar o objetivo final.

Na sua carreira, diz Mills, o planejamento não é muito diferente. O destino que você quer alcançar precisa ser dividido em partes menores, para que você consiga chegar aonde quer sem se sobrecarregar.

Sucesso é fruto do trabalho em equipe
A maratona você corre sozinho, mas todo o processo é coletivo. Desde quem te motiva a correr até quem trabalha na organização da prova, você não estará sozinho enquanto corre.

Segundo Mills, na sua carreira acontece a mesma coisa. Sim, a carreira é apenas sua, mas a ajuda das pessoas em sua volta é extremamente necessária. Por exemplo, se você acha que está na hora de trocar de emprego, o apoio de seus amigos e familiares é de extrema importância. Assim como na maratona existem torcedores ao redor da pista, uma pessoa precisa desses “torcedores” em sua vida.

“Correr 42 km não requer habilidades especiais, apenas a vontade de se esforçar,” completou Mills. “Quando você cruzar a linha de chegada, aprenderá sobre o poder que há dentro de você para chegar ao sucesso na corrida, mas também para fazer coisas maiores e melhores em sua carreira."

Quer receber as notícias de Época NEGÓCIOS pelo WhatsApp? Clique neste link, cadastre o número na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir.